Fundada em 1993

A Associação Brasileira de Psicopedagogia- Seção Pará, é uma entidade integrada num Sistema Científico Cultural e Social, de fins não econômicos, com sede e foro em Belém, capital do Estado do Pará, que congrega profissionais da Psicopedagogia e áreas afins. A Associação originou-se como Polo Paraense de Psicopedagogia (PPPp), no ano de 1993, quando um grupo de alunos recém-formados nas primeiras turmas do curso de Psicopedagogia da Universidade da Amazônia - UNAMA, vislumbraram a criação de um espaço de formação continuada do profissional psicopedagogo na comunidade paraense, tendo como objetivo discutir temas relativos à atuação psicopedagógica através de grupos de estudos, cursos, seminários, palestras, mesas redondas, oficinas, jornadas e conferências. Inicialmente formou-se um grupo de estudo, com objetivo de debater temas relacionados a psicopedagogia. As reuniões de atividades de estudos aconteciam nas dependências da escola de 1o grau Padre Guido Del Toro, onde se tornou mais tarde a primeira sede provisória da Seção Pará. Fizeram parte deste momento as psicopedagogas: Maria de Nazaré do Vale Soares, Maria Carmen Araújo de Oliveira Pereira, Cacilda Silva de Sousa Filha, Lilian Azevedo Gouvêa, Nadir Oliveira Moura, Hortência Vital de Castro e outras. Neste mesmo ano, coincidentemente, retornaram para Belém, Carmem Cylbelle Pereira Alves e Eliane Souza de Deus Neto Almeida recém-formadas no curso de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientae em São Paulo, que por intermédio de Maria Carmen, conheceram a proposta já vivenciada pelo Pólo, e assim, integrando-se ao grupo.

No ano de 1994, o Pólo Paraense de Psicopedagogia tornou-se Núcleo Paraense de Psicopedagogia (NPPp), com a elaboração de um regimento interno seguindo os moldes da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Como Núcleo, foram realizados vários eventos, dentre eles destacamos: o Seminário ministrado pelo Dr. Antônio Cesar Neves, sobre os “Fundamentos Neurológicos para o Desenvolvimento da Aprendizagem Motora e Mental”; a oficina “Movimento corporal Agressividade versus aprendizagem” com a presença da facilitadora Rosangela Costa Sampaio; o curso “Música-Afetividade e Aprendizagem” conduzido pela Prof.a Ana Margarida Camargo e a oficina psicopedagógica “Refletindo a Identidade do Educador” tendo como facilitadoras Carmem Cylbelle Pereira Alves Viégas e Eliane Souza de Deus Neto Almeida. No dia 11 de Outubro de 1996, com a presença da então presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Dra. Neide de Aquino Noffs, o Núcleo Paraense de Psicopedagogia tornou-se oficialmente Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Pará. Na ocasião realizou-se a Conferência de Psicopedagogia com o tema: Psicopedagogia na escola: Novos Rumos “A Formação dos Formadores”, proferida pela Dra. Neide Noffs, e a I Jornada de Psicopedagogia - a Didática e a Psicopedagogia: Contribuições á Sala de Aula.

A posse da diretoria da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Pará ocorreu no referido evento, tendo a seguinte formação: Presidente: Maria de Nazaré do Vale Soares - Vice-presidente: Eliane Souza de Deus Neto Almeida - 1a secretaria: Cacilda Silva de Souza Filha - 2a secretaria: Nadir Oliveira Moura - 1a tesoureira: Carmem Cylbelle Pereira Alves Viégas - 2a tesoureira: Maria das Graças Capistrano da Costa - Diretora Cultural: Vera Lúcia Oliveira Brandão - Diretora Cultural adjunta: Maria Carmen Araújo de Oliveira Pereira - Diretora de Relações Públicas: Hortência Vital de Castro - Diretora de Relações Públicas Adjunta: Rosa Mana Macedo - Conselho Administrativo: Ana Helena Guimarães/Carmem Cylbelle Pereira Alves Viégas/Maria das Graças Capistrano da Costa/ Vera Lúcia Oliveira Brandão - Conselho Fiscal: Eliane Souza de Deus Neto Almeida/ Maria de Nazaré do Vale Soares - Conselho Científico: Hortência Vital de Castro/Lilian Azevedo Gouvêa/ Maria Carmen Araújo de Oliveira Pereira/Cacilda Silva de Souza Filha/Rosa Manna Macedo.

Nestes 25 anos, percorrendo suas diferentes fases: Polo, Núcleo e Seção, a Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Pará, sempre manteve o foco na formação continuada dos profissionais da psicopedagogia, proporcionando um aperfeiçoamento técnico e científico a todos os seus associados e profissionaisdaEducaçãoeáreasafins. EassimaABPp-SeçãoPará,chegaaos25anos.


Nossos Objetivos

O objetivo da Associação é promover a formação continuada dos profissionais de psicopedagogia e áreas afins. Para isso, busca discutir temas relacionados à atuação psicopedagógica por meio de diversas atividades, como grupos de estudos, seminários, cursos, palestras, oficinas, jornadas e conferências. Desde sua fundação, a entidade visa ao aprimoramento técnico e científico dos profissionais da área, sempre com foco no desenvolvimento e aplicação do conhecimento psicopedagógico.

Divulgar

Promover

Conquistar

Nossa Missão

A missão da Associação é congregar profissionais da psicopedagogia e áreas correlatas, atuando como uma entidade científica, cultural e social que fomenta a pesquisa, o debate e a troca de saberes sobre a prática psicopedagógica. A ABPp - Seção Pará se compromete a contribuir para o desenvolvimento educacional e social, oferecendo suporte para a qualificação e aperfeiçoamento contínuo dos seus associados, com vistas a melhorar a prática pedagógica e os resultados na educação.

Visão e Valores

Simbolo da Psicopedagogia

Fita de Moebüs com 3 voltas: representa o olhar do psicopedagogo.
As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho). Assim, este símbolo caracteriza nossa área de atuação, representando o psicopedagogo com suas características próprias.

Por quase uma década, a Diretoria Executiva da ABPp se mobilizou de diferentes formas para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do psicopedagogo, ideia que foi encampada pelo Conselho Nacional da ABPp. Foram diversos estudos, sugestões e um longo trabalho reflexivo com o grupo de conselheiras para criar algo que realmente representasse os conceitos que norteiam a identidade da Psicopedagogia. Ainda mais: produzir uma síntese das consciências particulares, concebendo então uma consciência coletiva do nosso segmento profissional. Inspirado nos valores éticos inerentes à profissão e nos princípios e significados da simbologia, o símbolo traduz a grandeza da Psicopedagogia. A proposta buscou estabelecer o vínculo com a história e resgatar seu real significado que, hoje mais do que nunca, permanece através da legitimidade que a sociedade lhe atribui. O resultado de todo este processo, eleito por maioria de votos no VIII Congresso Brasileiro da Psicopedagogia, em 2009, foi a “Fita de Möbius”.

Por que Fita de Möbius?
Em 1858, o matemático e astrônomo alemão Auguste Ferdinand Möbius ao pesquisar o desenvolvimento de uma Teoria dos Poliedros, descobriu uma curiosa superfície que ficou conhecida com seu nome, a Fita de Möbius. É uma fita simples que tem duas superfícies distintas (uma interna e outra externa) limitadas por duas margens. Trata-se de uma superfície de duas dimensões com um lado apenas. Assim, se caminharmos continuamente ao longo da fita, atravessamos ora uma, ora outra dimensão.

Pronto para associar-se à ABPp?

Veja mais informações clicando ao lado ou entrando em contato com a ABPp.
Tipos de Associação | Contato